Com a orientação de um dermatologista e a adoção de cuidados diários, é possível manter a pele saudável durante a gestação.
A gravidez é um momento único na vida de uma mulher. As mudanças que ocorrem no corpo durante a formação de um novo ser são muitas e contínuas.
Nessa fase, em que os hormônios estão em ebulição no organismo feminino, é comum aparecer algumas alterações na pele. Por isso, é importante que as futuras mamães sejam acompanhadas por um dermatologista, que indique os cuidados e produtos adequados para manter o rosto e o corpo bonitos e saudáveis.
Durante a gestação, normalmente, acontece um aumento na pigmentação da pele e uma coloração mais escura nas áreas dos mamilos, além das regiões abdominal e genital. Essas alterações são transitórias e costumam regredir com a estabilização dos hormônios após o parto ou a amamentação.
Mesmo sabendo disso, muitas mulheres se sentem incomodadas e temem o aparecimento de manchas, principalmente no rosto – que durante a fase é mais receptivo à presença de cloasmas (as manchas típicas da gravidez).
Pequenos cuidados
A melhor maneira de impedir ou minimizar o aparecimento dessas manchas é adotar hábitos regulares de cuidado com a pele. Os principais são:
• Uso diário do protetor solar. “Ele é indispensável”, recomenda Liliana Bechelli, gerente médica da Natura.
• Evitar a exposição prolongada ao sol, mesmo com o uso do protetor.
• Fazer uso de cremes hidratantes ao menos duas vezes ao dia. A pele, mais sensível nesta fase, pede mais hidratação.
• Dar preferência a produtos específicos, desenvolvidos para não causar irritação à pele da gestante.
Caso surjam manchas, o tratamento deve ser indicado por dermatologista e realizado somente após o nascimento do bebê, “pois implica a utilização de substâncias que são contra-indicadas durante o período gestacional”,
Para combater as estrias
Outra preocupação durante a gestação é o aparecimento das indesejáveis estrias. Com a distensão da pele associada a características individuais, as estrias podem surgir na região lombar e no abdómen, mamas, coxas e quadris - áreas onde o estiramento da pele costuma ser maior.
Novamente, o uso de hidratante específico e de boa qualidade é recomendado para prevenção do problema.
Mas outros cuidados podem ser tomados:
• Os banhos não devem ser demorados.
• Massagens nos pés e pernas, quando realizadas de forma correta, podem facilitar a circulação do sangue e diminuir o inchaço.
• Também não se pode descuidar da alimentação. É necessário ingerir bastante líquido para manter a hidratação da pele.
Com esses pequenos cuidados, a futura mamãe apresentará uma pele sedosa e saudável durante toda a gestação. Mas não esqueça: antes de qualquer procedimento, consulte um dermatologista de sua confiança
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pelo seu contato, caso queira agilidade em sua resposta, envie a mesma pelo whatsApp 13 99709-7196.
Geralmente respondemos em horário comercial.
Volte sempre.