quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mito da Gravidez

Conheçam as 15 maiores crenças populares que antecedem o parto.
1-Grávida não deve praticar o sexo e nem fazer exame de preventivo pelo risco de machucar o bebê? R: pelo contrário a mulher grávida não pode deixar de fazer exame é um questão de saúde e não há risco de machucar o bebê ele esta em volto numa bolsa amniótica o mesmo se pode dizer da prática sexual, com autorização do obstetra o sexo pode e deve ser feito na gravidez, não há nenhum possibilidade do pênis atingir o bebê. Vale lembrar que também não há posição sexual adequada. Elas devem ser escolhidas de acordo com a maior comodidade da mulher.

2-Comer chocolate durante o período da gestação provoca cólicas no bebê?
R: De fato o chocolate comido pela mãe pode provocar cólicas na criança, mais no recém-nascido e não no feto, não deve ser consumido á vontade porque é rico em açucares e gordura, componentes que não são bem-vindos em uma alimentação saudável. Durante a amamentação além do chocolate a mulher não deve ingerir refrigerantes de cola e café, São alimentos altamente nocivos aos aparelho digestivo dos pequenos.

3-Barriga grande é sinal de bebê alto? E crianças compridas só devem nascer de cesariana?
R: Essa correlação em tamanho do feto( mais especificamente o tamanho do útero e o tamanho da barriga existe realmente, entretanto em mulheres obesas esta correlação fica difícil de ser observada. Quanto a criança grande ter que vir ao mundo por cesárea o obstetra diz, o que determina o parto não é o tamanho do feto mais a desproporção entre ele e a bacia da mulher. Se não houver desproporção nessa relação o tamanho do bebê não deverá ser o fator determinante do tipo de parto.


4-Durante a gravides a gestante deve comer por dois?
R: O bebê não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a mãe, por isso não é necessário dobrar a alimentação a grávida precisa apenas de 300 a 500 calorias adicionais em sua dieta, o ideal que ela tenha um ganho total de peso durante a gravides de até 12 quilos, salvo situações especiais como obesidade e hipertensão além disso o ganho excessivo de peso é altamente prejudicial à mãe e ao bebê, o peso exagerado em um pequeno espaço de tempo pode ocasionar entre outras complicações diabetes gestacional, aumentando as chances do bebê nascer com peso elevado, de ocorrer hipertensão e até parto prematuro


 5- Durante a grades os dentes ficam mais frágeis tendem a formar caries?
R: Esta comprovado que costuma haver um aumento formação cáries, durante a gestação mais por outros motivos, costuma ocorrer porque a mulher tende a comer mais e fora do horário das refeições esquecendo muitas vezes de escovar os dentes logo em seguida, no entanto se houver cuidado com a higiene bucal não haverá problemas.

6-Se a mulher não comer o que tem vontade o bebê nascerá com uma marca parecida com a comida? R: Não há nenhum relação entre desejos e marcas nos recém-nascidos eles são resultados de necessidades no organismo, como a deficiência de algumas vitaminas, cálcio, etc, portanto um desejo acentuado de gordura pode indicar uma deficiência no consumo ou no aproveitamento orgânico da gordura consumida.


7-Barriga pontudo é sinal de que nascerá um menino e a redonda uma menina?
R:Este um dos mitos mais difundidos em nossa sociedade passado de geração a geração, mais o formato da barriga depende do abdômen da mãe, da posição e tamanho do feto, unicamente.


8-Ficar sem comer melhora o enjoo?
R:Muito pelo contrário a gravida não deve ficar muito tempo sem se alimentar, porque o estômago vazio secreta ácido gástrico, aumentando o mau estar além disso ela pode sofrer de hipoglicemia contraindo diabetes gestacional e ampliando as chances do bebê nascer acima do peso. Para driblar os enjoos as especialistas da algumas dicas, pela manhã dê preferências a alimentos seco como torradas e pão integral e evite o consumo de líquidos na primeira hora da manhã, ao longo do dia procure ingerir líquidos em pequenos goles nunca de maneira rápida e evite os muito gelados pois aumentam o enjoo e atenção os alimentos doces são bem menos tolerados em grávidas que apresentam enjoo.


9-Um cigarrinho ou um copinho de vinho não faz mal ao bebê?
R:Tabaco nem pensar pois ele é altamente prejudicial ao bebê. Já as bebidas alcoólicas devem ser evitadas ao máximo, mais se houver muita vontade ela pode ser consumida em pequenas quantidades como em uma comemoração


10-A mulher deve comer bastantes canja, canjica, leite , para ter mais leite?
R:De forma indireta estes alimentos até podem contribuir para estes aumento, pois por serem quentes ajudam a relaxar e mais tranquila a mãe tende a produzir mais leite. Mais os elementos essenciais para esta produção são, água , suco de frutas e água de coco, e também o broto de alfafa. Disponível em alimentos ou cápsula ele aumenta a produção de leite.


11-Exercícios físicos durante a gravides fazem mal ao bebê?
R: Desde que o obstetra permita os exercícios podem trazer benefício grávida porém devem ser praticados com sempre moderação, as melhores opções são as atividades de baixo impacto, como hidroginástica, natação além das caminhas leves.


12-A diminuição dos pêlos nas gestantes significa que ela terá uma menina? E o crescimento dos mesmos indica que será um menino?
R:Não há nenhuma relação entre o crescimento de pêlos e o sexo do bebê, a alteração hormonal da gravidez é a única responsável pela formação e queda de pêlos.


13-Gestantes não podem ter gatos e cachorros devendo desavaser-se de seus bichos de estimação?
R: os gatos podem transmitir o toxoplasmose que uma doença grave quando ocorre na gravidez no entanto a gestante deve consultar seu obstetra sobre a permanência do animal e mantê-lo sempre bem cuidado e vacinado.


14-A gestante ter muita azia significa que seu bebê será cabeludo?
R: A azia nada tem haver com crescimento do cabelo do feto, ela é resultado da compressão do estômago e do esófago pelo útero provocando um refluxo do ácido gástrico, quando ocorre no início da gravides é consequência do predomínio do hormônio progesterona. A azia pode ter relação com algum hábitos alimentares da gravida como beber líquidos durante as refeições, consumir gordura, cafeína, alto teor de açúcares e outros irritantes da mucosa do estômago.


15-Grávidas não devem passar por baixo de cercas e varais senão o cordão umbilical enrola no pescoço do bebê?
 R:Mito não há nenhum relação nisso, agora não há mais motivo para medos rs rs 

Fonte:Bolsa de mulher, oferecido por Natura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário